quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Passeio ao Templo Budista Busshinji

Templo Budista Busshinji


(Nosso Passeio: Dia 24/10/2019)


Endereço: Rua São Joaquim, 285 - Liberdade - São Paulo - SP
Telefone: (11) 32084515(11) 32084345

Templo Budista Busshinji

Se seu objetivo é relaxar, a visita ao templo Busshinji. Às quartas e sábados, os monges organizam sessões de meditação guiada para os iniciantes às 18h. É preciso chegar um pouco antes para receber as orientações. 






História do Budismo

História do Budismo

Sidharta Gautama foi um príncipe que nasceu no norte da Índia, há mais de 2.500 anos, no reino de Sákya, hoje região do Nepal.
Após passar sua infância e juventude nos limites de seu palácio, protegido das ameaças do mundo exterior, o jovem Sidharta aventura-se num passeio além dos muros que o cercavam e conhece o sofrimento humano. 
Primeiro encontra uma pessoa doente, depois uma pessoa idosa, por fim uma pessoa morta, cercada por outras se lamentando. Nesse momento Sidharta toma contato com a realidade de que a vida traz uma série de momentos em que se sofre. 
No quarto e último encontro, Sidharta vê um monge e chama-lhe a atenção seu aspecto sereno e sua conduta firme, mesmo vivendo em meio a esse mundo que tanto sofrimento oferece.
Sidharta então decide abandonar a vida que levava até então e, deixando o palácio, adentra na floresta, despojado de todos seus bens materiais e rompendo suas ligações familiares, decidido a encontrar uma solução para o problema do sofrimento.

Após alguns anos dedicando-se a práticas ascéticas que o fizeram adoecer, Sidharta descobre que a via do conhecimento está no Caminho do Meio: nem ceder ilimitadamente aos desejos, nem torturar o corpo e a mente. Abandona as práticas que realizou até então e, firmemente decidido, senta-se sob uma figueira, em meditação, decidido a não levantar dali até que resolvesse a questão da vida e da morte.

Durante sete dias e sete noites Sidharta permaneceu em meditação, até que na manhã do oitavo dia, ao surgir a estrela da manhã, subitamente  iluminou-se, despertando para a realidade de todas as coisas. Nesse momento declarou: 
“Eu, a grande Terra e todos os seres somos o Caminho.”

A partir de então, tornou-se conhecido por Budha Shakiamuni: Budha, em sânscrito, significa “o desperto” e Shakiamuni significa “o sábio do clã dos Sákias”, referência a seu local de origem. 

Por 80 anos, desde os 30, Buda Shakiamuni ensinou o Caminho, a Iluminação, que leva à libertação do sofrimento. Desde então esse ensinamento é passado de mestre a discípulo, chegando até os dias atuais.

佛心寺 Busshinji
Templo (寺) do Coração-Mente (心) de Buda (佛)

O Templo Busshinji é a sede da Missão da Escola Sōtōzen para a América do Sul. É ligado à Comunidade Budista Sōtōzenshu. Seus membros são: monges, leigos ordenados, praticantes e congregados que dedicam-se à prática dos ensinamentos de Buda. A ele estão ligados os seguintes templos no Brasil:
  • Busshinji (Rolândia, PR)
  • Enkoji (Itapecerica da Serra, SP)
  • Tenzuizenji (São Paulo, SP)
  • Zengenji (Mogi das Cruzes, SP)
  • Zenkoji (Ibiraçu, ES)
Além de outros templos e centros zen espalhados por toda a América do Sul.














2ae3e9b1-20f8-46c0-be5a-a5677eac84e2-rec

Zazen

Conhecida também por meditação vazia, o zazen é a forma mais próxima da iluminação experimentada pelo Buda Shakiyamuni, sob a Árvore Bodhi, em Magadha. 
Em tempos remotos todas as tradições budistas realizavam a prática do zazen, que foi enaltecida pelo 28º patriarca, Bodhidharma, que da Índia levou essa prática para a China, mais precisamente para o Mosteiro de Shaolin.
No “País do Centro”, em torno do século VI da nossa era, o zazen era treinamento comum entre os monges que moravam nos mosteiros. Não obstante, com o fortalecimento dos vários ramos do budismo – denominados escolas ou tradições –, muitos deles acabaram dando importância menor à meditação e, por fim, abandonando-a. Entre as escolas que enaltecem a prática da meditação, as mais rigorosas são as da linhagem Zen.
Outrora na China existiram cinco escolas Zen. No Japão, três são as escolas, entre elas a Soto Zen, a que mais dá importância à prática do zazen. A respeito disso, o fundador dessa escola, Eihei Dogen, escreveu o antológico tratado Fukanzazengi (普勧坐禅儀), sobre a forma de se praticar o zazen. O ensinamento de Dogen a respeito da prática é sintetizado pela expressão shikantaza (只管打坐), que significa “apenas sente-se”.
Participando do Zazen no Templo Busshinji
Instruções de zazen para iniciantes: Quartas e sábados, às 18h00.
Além das orientações sobre a postura e respiração, o iniciante também recebe instruções sobre diversos outros procedimentos, como a maneira de se conduzir dentro do templo e do recinto de meditação.
Pedimos atenção aos seguintes avisos:
  • Chegar com 15 minutos de antecedência.
  • O ingresso após o início não será tolerado.
  • Vestir roupas folgadas , de tecido flexível, de cor escura, se possível pretas.
  • Não trajar saia, bermuda, calça jeans, decotes ou camisetas regatas.
  • Não é necessário inscrever-se previamente.
  • Embora não haja custo estipulado, a todos que puderem pedimos  que façam uma doação para custear este espaço e sua comunidade.
  • A meditação é dividida em períodos de 40 minutos. São feitos dois períodos, entre os quais pratica-se kinhin (meditação caminhando) por dez minutos.
  • Todas as práticas têm duração de 1h30 a 2h e devem ser feitas do começo ao fim.
Demais horários
Antes de participar nos outros horários de zazen, pede-se que cada praticante venha pelo menos três vezes nas sessões de iniciantes às quartas e sábados, 18h e que aprenda a sentar-se no tan (uma plataforma para zazen, como na foto acima). Não há nenhum tipo de instrução nestes horários.
Atentar-se que o zazen da manhã (6h) é composto de um único período de uma hora seguido de uma cerimônia. Se desejar participar, trazer um par de meias brancas.




horarios-zazen



Secretário, San-san Nove Graus / DIGI Sosei, “Hanakaninoten, Guia para casamentos antes do Buda”

Edição especial de Zenso Seisho / Filme "Niza-TENZO-"!


http://www.sousei.gr.jp/?p=8678

A Associação Nacional da Juventude Soto produz um único filme sob o lema "Zen para o mundo e para o futuro". 

O título é "Niza-TENZO-"

Nós comemos diariamente para viver. No entanto, na era moderna, que se diz ser uma época de saciedade, a valorização da vida se tornou comum, e a atitude para enfrentar a comida mudou bastante.
Enquanto isso, era a refeição zen que continuava a encarar os alimentos com seriedade, inalterada por centenas de anos.

ZEN de alimentos herdados para o mundo agora.

Associação Nacional da Juventude Soto
×
Diretor Katsuya Tomita





Nosso Passeio/Nossas Fotos: