segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Vila Mariana tem maior cafezal urbano do mundo

Vila Mariana tem maior cafezal urbano do mundo

O Sabor da Colheita – evento que marca o início da colheita de café no Estado de São Paulo – foi realizado dia 21 de maio na Vila Mariana, bairro que abriga o maior cafezal em território urbano no planeta. O Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, em parceria com a Nestlé, abriu as portas, como faz habitualmente, para a população vivenciar a experiência de colher os grãos maduros do cafezal.

O evento, que está em sua 15ª edição, é parte das comemorações do Dia Nacional do Café, celebrado no dia 24 de maio. A comunidade pode conhecer, na prática, o trabalho de milhares de cafeicultores brasileiros, pois todo o processo é orientado por especialistas, para que seja feita a colheita seletiva, retirando apenas os grãos bem maduros. Além disso, um novo olhar sobre a cafeicultura regenerativa será discutido, trazendo oficinas e cases de sucesso sobre o tema.

Os frutos colhidos serão beneficiados, torrados e encaminhados ao Fundo Social de São Paulo (FUSSP). Os participantes puderam também degustar um café da manhã tradicional, aprender mais sobre métodos de preparo de cafés, e conhecer diferentes tipos de cafés oferecidos pela Nestlé e produtores paulistas.

Fonte: Jornal Zona Sul

Cafezal do Instituto Biológico

Importante opção de turismo dentro da cidade, o cafezal do Instituto Biológico é o maior do gênero instalado em área urbana, formando uma grande área verde no centro da capital paulista.


HISTÓRIA


O café entra no Brasil em 1727 e se espalha por vários estados, chegando ao Vale do Paraíba, São Paulo, em 1806. Em 1849, o Brasil já era o maior produtor mundial dessa cultura. No início do século XIX os grandes produtores de café, os chamados “Barões do Café”, exerciam grande influência política no Estado de São Paulo. 

Por força desse grupo econômico, que clamava por uma assistência técnica para o controle das pragas que ocorriam em seus cafezais, em 1927, para atender essa e outras demandas, foi criado o Instituto Biológico.


Na metade da década de 50, junto ao edifício sede do Instituto Biológico, foram plantados cerca de 2.500 pés de café com a finalidade de servir à pesquisa científica e, também, preservar a memória histórica da Instituição. Hoje, o cafezal ocupa uma área aproximada de 10.000 m² e possui 1.536 pés de café das variedades Mundo Novo e Catuaí. Atualmente, seu propósito maior é didático, histórico e cultural, destinando-se às pessoas que desejam conhecer uma plantação de café, sua história e outras particularidades, além dos princípios das boas práticas agrícolas.


SABOR DA COLHEITA


Desde 2006, entre os meses de maio e junho, é realizado o evento “Sabor da Colheita” – ato simbólico que marca o início da colheita do café no Estado de São Paulo.


Em média, cerca de 1 tonelada de grãos é colhida nesse cafezal, resultando, após seu beneficiamento, em aproximadamente 500 kg, os quais são doados ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. Essa produção varia em função da bianualidade da cultura, pois o café apresenta maior produtividade em um ano e, no ano seguinte, decai a safra.


VISITAS


O Cafezal do Instituto Biológico pode ser visitado mediante agendamento via cafezalurbanoib@biologico.sp.gov.br. 

Localização:

Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252 - Vila Mariana, São Paulo - SP, 04014-002

Nenhum comentário:

Postar um comentário